Como fazer um plano de estudos?

blog image

Como fazer um plano de estudos?

por Cristina Morishita

 

Um plano de estudos pode ser definido como uma organização sistemática de estudo baseada em um cronograma de atividades.

Antes de começar, leia o artigo “Preciso estudar mais, e agora?” disponível no LinkedIn da Facti.

Agora que você já identificou quais são as suas necessidades de adequação para ter melhores hábitos de estudo, você está pronto para começar o seu plano de estudos perfeito. #Sqn!

Não existe um plano perfeito, mas existe a melhor organização dentro da sua dinâmica pessoal. Sempre serão necessários ajustes e manter a regularidade. Entender efetivamente o que você está estudando é mais importante do que abranger tópicos de uma lista. No entanto, essa lista precisa existir e ser detalhada por você.

Algumas ferramentas digitais também podem ajudar.

Agora confira alguns passos para elaborar o seu plano de estudos:

1. Defina o tema de estudo.

Evite colocar um tema ou tecnologia de maneira genérica. Por exemplo, se você é um programador C++ e pretende aprender Java, porém não tem nenhum conhecimento dessa linguagem, pesquise o suficiente para entender o que no Java você quer aprender primeiro. Nesse caso, “Swing/AWT” ou “Servlets” poderiam ser uma resposta válida, dependendo das suas necessidades e aptidões prévias.

2. Especifique os tópicos dentro desse tema.

Um livro de referência ou a ementa de um curso online podem ajudar. Existem alguns sites que oferecem planos prontos, embora você deverá gastar mais tempo procurando um plano que lhe atenda do que criando o seu.

Minha sugestão é que você estabeleça um objetivo e veja o que você precisa aprender para alcançá-lo. Alguns livros da Casa de Código adotam uma abordagem que ajuda nesse tipo de objetivo, também recomendo a série de livros Use a Cabeça! para os iniciantes.

Por exemplo, se o seu tema de estudo é a manipulação de data e hora em Java, você pode estabelecer como objetivo fazer um conversor de fuso horário, que o usuário consiga escolher uma forma de visualização.   Nesse caso, você poderia usar o livro “Datas e horas. Conceitos fundamentais e as APIs do Java” de Hugo Kotsubo, como base para construir sua lista detalhada de tópicos de estudo.

3. Defina quanto tempo pretende dedicar diariamente.

Antes de definir se vai estudar uma ou duas horas, faça uma lista de suas atividades diárias e veja se existem coisas que podem ser eliminadas ou excluídas da sua rotina.

O autoconhecimento do estudante é muito importante nessa etapa. Alguns são mais produtivos no período da manhã, outros à noite. No geral, muitas horas de estudo podem não ser tão produtivas quanto um número menor de horas antecedido de uma boa atividade física, por exemplo.

4. Coloque no papel (ou no computador).

Se esse é o seu primeiro plano de estudos, não tente fazer um planejamento muito longo. Faça um teste durante uma semana e ajuste o que for necessário.

Algumas ferramentas, como  Google CalendárioTrello e os templates de cronograma do Microsoft Office podem ajudar. Escolha a que você tiver maior familiaridade.

Se você prefere aplicativos, o Google Calendário e o Trello possuem versões mobile satisfatórias. No entanto, os apps Mini Hábitos da QIApps e Rabit da Blue Apps, são bem populares.

O importante é materializar seu plano de estudos. Não será fácil, mas certamente é um passo importante para aqueles que desejam aprender algo de forma sistemática. No entanto, aprender é muito mais que isso … mas esse é um assunto para o próximo artigo 😉

Se você não sabe o que estudar, sugiro que conheça o projeto QualiFacti que capacita gratuitamente estudantes de ensino médio e superior em TI. Saiba mais em: www.facti.com.br

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: