Artigos

Sistema Iris - Análise e desenvolvimento de um sistema para análise e monitoramento de downtime de páginas web

Weslei Alvim de Tarso Marinho, José Augusto de Lima Prestes, José Geremonte Garcia, Rafael Lucas Silva
Resumo
Falhas e downtime em software e sistemas, junto à exploração de vulnerabilidades de segurança, trazem grandes prejuízos para as organizações e empreendedores que comercializam os seus produtos e serviços por meio do comércio eletrônico. Como resultado de uma atividade interna de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), obteve-se o Sistema Iris, software para a análise e monitoramento de páginas web, detectando downtime, emitindo alertas e possibilitando a análise de páginas web com indicadores associados a temas como segurança, desempenho, otimização para motores de busca e responsividade da página web em dispositivos móveis. Além disto, o sistema também permite a realização de uma análise comparativa entre duas páginas web, abrangendo diversos elementos e aspectos. Os resultados obtidos foram então validados junto a potenciais usuários, demonstrando a utilidade do sistema e possibilitando melhorias em sua interface com o usuário.
Data de publicação: Dezembro de 2020

O uso da Plataforma P91 como estratégia de transformação digital e suas aplicações no trabalho remoto durante a pandemia do Covid-19

Talita de Souza Costa, Weslei Alvim de Tarso Marinho, José Geremonte Garcia, Rafael Lucas Silva, Marcelo Santos Carielo, José Augusto de Lima Prestes
Resumo
O trabalho remoto tem possibilitado diferentes organizações a diminuírem os impactos negativos causado pela pandemia de COVID-19. A capacidade de empresas adaptarem-se a este novo cenário é um desafio que exige mudanças na gestão, forma e relações de trabalho, sendo o home office uma modalidade adotada pela imensa maioria das empresas. Este trabalho apresenta a plataforma P91, um software online desenvolvido pela Facti - Fundação de Apoio à Tecnologia da Informação como resultado de um esforço interno de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da sua Unidade de Monitoramento e Análise em Inteligência de Dados (UMA/Facti), compondo parte fundamental da sua estratégia de transformação digital. O P91 possibilita realizar a gestão de informações de fluxos de trabalho, auxiliando em processos internos administrativos e de gestão diversos, combinando as mais recentes tecnologias em suas funcionalidades. Apresentaremos como, no atual cenário da pandemia, esta plataforma vem contribuindo para os diferentes setores da instituição, facilitando o trabalho remoto.
Data de publicação: Dezembro de 2020

Uma análise exploratória da produção de café do estado de Minas Gerais através de técnicas de aprendizagem de máquina

Marcelo Santos Carielo , Weslei Alvim de Tarso Marinho , José Augusto de Lima Prestes
Resumo
Pesquisas recentes mostram que o Brasil continua como o maior produtor de café do mundo. Em particular, o estado de Minas Gerais (MG) merece destaque devido ao protagonismo na qualidade e quantidade de sua produção. O objetivo deste trabalho é propor e avaliar uma análise exploratória, baseada em técnicas de aprendizagem de máquina, para a produção de café do estado de MG. O problema a ser resolvido foi delineado a partir de uma base de dados pública, formada por 24629 amostras. Foram empregados cinco algoritmos de aprendizagem de máquina à tarefa proposta. A principal contribuição é a estimativa com alta performance (R2 = 0,63 e RMSE = 0,87 com o XGBoost) para a quantidade produzida de café. Os resultados obtidos corroboram estudos já publicados pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Data de publicação: Novembro de 2020

Uma arquitetura integrada de referência a ser adotada no desenvolvimento de soluções para internet das coisas, IoT

Marcos A. Goes, Maurício S.Castro, Mauro L. Coimbra, Sergio Celaschi
Resumo
Após uma visão geral sobre IoT, sua relevância e crescimento ‘exponencial’ previsto para o futuro próximo, apresentam-se noções de monitoramento remoto. Prossegue-se discutindo possibilidades de implementação, inclusive se propondo uma Arquitetura de Referência. Como requisitos imperativos foram consideradas a efetividade econômica e eficiência energética. Em seguida, descreve-se uma rede integrada fim-a-fim, tendo, numa ponta, um conjunto de sensores; e, na outra, a Plataforma aberta dojot®– desenvolvida e mantida pelo CPqD. Encerra-se com a descrição de protótipo de uma estação meteorológica de baixo custo, como exemplo de aplicação dos conceitos apresentados.
Data de publicação: Junho de 2020

Monitoring the 2013-2014 drought in the São Paulo State in Brazil using GRACE equivalent groundwater measures

Ademir Xavier, Sergio Celaschi
Resumo
The period between 2013 and 2014 was characterized by a severe drought in the South American southeast, in particular, in the most populated state of Brazil, São Paulo, with the influence of a high-pressure zone at 6000 m above sea level that blocked most of the humid fronts from the Amazon forest (South Atlantic convergence zone, SACZ). The drought started by the end of the dry season in the southern hemisphere, October 2013, triggering one of the most severe water shortage crisis in the city of São Paulo. We present a study based on remote sensed GRACE (Gravity Recovery and Climate Experiment) data for the state and the city of São Paulo showing a correlation between groundwater equivalents and surface data obtained from the largest water supply system (WSS) of the city. Moreover, we provide advanced forecasts for the annual peak recovery using both GRACE and WSS data confirming the existence of a time lag between surface and water ground equivalent measures.
Data de publicação: Janeiro de 2019

Evaluation of partial discharge signatures using inductive coupling at on-site measuring for instrument transformers

Douglas Aguiar do Nascimento, Yuzo Iano, Hermes José Loschi, Luiz Antonio de Sousa Ferreira, José Antônio Donizete Rossi, Clayton Duarte Pessoa
Resumo
This paper describes the use of conventional and unconventional partial discharge tests by capacitive and inductive coupling in Instrument Transformers (IT). The objective of this work was to evaluate Phase-Resolveld Partial Discharge (PRPD) signatures features obtained during on-site (online) and laboratory (offline) measurements, by comparing results with state-of-the-art patterns and standard recommendations. The analysis of the results showed that is possible to obtain partial discharge (PD) patterns - corona, background noise, internal PD, free potential and surface PD - at on-site measurements but those are compromised by the pulse attenuation, difficulties in performing measuring system calibration and the absence of reference voltage. Suitable range of on-site measuring was above 1 MHz up to 5 MHz. The results reached in on-site measuring can be used as image preprocessing methodology to perform automatic pattern recognition of partial discharge signature. It is also described the parameterization of the HFCT for different frequency filter values though carrying out HFCT parameterization for different types of high voltage equipment was not objective of this work.
Data de publicação: Janeiro de 2018

Comunicação alternativa como instrumento para garantir a inclusão escolar de alunos com trasntrono de espectro autista

Janaina Francisco, Claudia Andrade Tambascia
Resumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é caracterizado por uma especial inabilidade social, como déficit na comunicação e interação social e padrão de comportamentos, interesses e atividades restritos e repetitivos. Estima-se que, no Brasil, existem mais de 2 milhões de pessoas com TEA, ou seja, 1% da população do país. O sistema educacional tem evoluído em favor da inclusão escolar, para assegurar que as pessoas com deficiência tenham acesso pleno à educação. Essa evolução mobilizou algumas transformações físicas e de implementação de novos recursos materiais, além da necessidade de capacitação profissional para atender melhor às especificidades deste público. Considerando as pessoas com TEA, alguns questionamentos surgem com relação à possibilidade de analisar se as transformações que já ocorreram nas escolas são suficientes para receber esses alunos. Além disso, também é importante identificar o que mais é preciso para garantir a aprendizagem desses alunos. Considerando o déficit na comunicação e na interação social das pessoas com TEA, o uso de Tecnologia Assistiva (TA) é essencial para garantir o direito a inclusão escolar desta população pois, mais do que garantir a entrada do aluno na escola, deve-se garantir a permanência, o acompanhamento e aproveitamento das atividades realizadas em sala de aula. A Comunicação Alternativa (CA) é uma área da TA que tem por finalidade favorecer a linguagem de sujeitos que apresentam impedimentos orgânicos que os impossibilitam de fazer uso da linguagem oral, utilizando para esse fim soluções, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que possam promover autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social dessa população, podendo ser utilizada em todo contexto escolar, a fim de beneficiar beneficiando o processo de ensino e aprendizagem. O objetivo deste trabalho é propor formas e metodologias para o uso da CA, considerando os alunos com TEA em todo o contexto escolar, uma vez que essa é uma das melhores soluções aplicadas a esse tipo de público. Realizou-se um levantamento bibliográfico de metodologias já utilizadas neste contexto e, a partir disso, foi elaborado um documento de orientações e recomendações, que viabilizarão a utilização desse recurso em um contexto escolar, em busca da inclusão desses alunos. Com esse levantamento metodológico, além da aplicabilidade em sala de aula, serão identificadas outras situações cotidianas no contexto educacional, onde o indivíduo com TEA pode ter um melhor desempenho ao utilizar a CA.
Data de publicação: Agosto/Dezembro de 2017

Hardware aberto para inovação em IoT

Erlon Borba de Lima, Claudionor Pereira dos Santos, Roberto Ricardo Panepucci
Resumo
Este artigo descreve o desenvolvimento de soluções voltadas para uma plataforma de hardware com fonte aberta, o foco é o desenvolvimento de dispositivos para soluções IoT. Uma revisão do conceito de hardware aberto é apresentada. As oportunidades para o desenvolvimento no Brasil de módulos e componentes semicondutores são levantadas. Um ´case´ para uma aplicação específica é apresentado, visando segurança dos nós com comunicação NFC para configurações críticas. A plataforma está baseada em hardware e protocolos abertamente documentados. Os produtos deste desenvolvimento são disponibilizados na plataforma de desenvolvimento aberto colaborativo GitHub, viabilizando a rápida prototipagem de soluções, passíveis de serem integradas ´on-board´ pela disponibilização aberta de esquemáticos, layouts, e documentação.
Data de publicação: Novembro 2017

Enhancement of a prosthetic knee with a microprocessor-controlled gait phase switch reduces falls and improves balance confidence and gait speed in community ambulators with unilateral transfemoral amputation

Sara Agueda Fuenzalida Squella , Andreas Kannenberg , Angelo Brandão Benetti
Resumo
Despite the evidence for improved safety and function of microprocessor stance and swing-controlled prosthetic knees, non-microprocessor-controlled prosthetic knees are still standard of care for persons with transfemoral amputations in most countries. Limited feature microprocessor-control enhancement of such knees could stand to significantly improve patient outcomes.
Data de publicação: Julho de 2017

Uma reflexão quanto as principais dificuldades vivenciadas pelos professores de sala de aula regular no processo de educação inclusiva: identificar dificuldades para pensar soluções

Maria Aparecida R. Zulian, Thaís Zulian Nunes Vedovatto, Elaine Cristina de Ávila Silva
Resumo
O presente artigo tem como objetivo visualizar as principais dificuldades enfrentadas pelos professores de salas de aula regulares no processo de inclusão escolar e identificar a partir deste cenário possibilidades de soluções. Assim, foi realizada uma pesquisa na internet utilizando palavras-chaves relacionadas ao tema, em busca de artigos recentes que apontam tais dificuldades ainda vividas nas escolas, para a realização de uma revisão bibliográfica. Como resultado da pesquisa, pode-se perceber que ainda há muitas barreiras a serem quebradas para que haja qualidade no processo de inclusão de alunos com deficiência nas classes comuns, como: formação de professores, infraestrutura, recursos pedagógicos, números elevados de alunos em sala, baixos salários e falta de comunicação entre os profissionais. Nota-se que as políticas públicas garantem os direitos, mas não a eficiência na execução deste processo. O aspecto de maior relevância da pesquisa foi quanto à formação dos professores, os quais se mostraram inseguros em trabalhar com este alunado. Considerando a análise dos dados percebe-se que é de grande valia investir na formação de professores, buscando formações técnicas e principalmente humanas, incentivando assim, um olhar diferenciado, sensível voltado para o potencial do aluno e não somente para a deficiência.
Data de publicação: Junho de 2017

Avaliação de políticas públicas de TIC no Brasil: uma abordagem supradisciplinar

Angela Maria Alves, Clenio Figueiredo Salviano, José Augusto de Lima Prestes, Claudio de Almeida Loural, Giovanni Moura de Holanda
Resumo
Para o direcionamento das políticas públicas voltadas à difusão e ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), é fundamental uma abordagem analítica que permita avaliar resultados e impactos de forma integrada. Tal abordagem deve ser essencialmente supradisciplinar e transversal, levando em conta a efetividade dos programas, o ecossistema de inovação, as particularidades dos vários setores envolvidos no uso das TIC, bem como o panorama nacional de políticas públicas. As iniciativas setoriais podem ser otimizadas valendo-se de uma metodologia de avaliação e gestão capaz de congregar os vários programas e mecanismos hoje existentes, apontando ações sinérgicas, promovendo o alinhamento da cadeia produtiva na transformação digital mundialmente em curso e a construção de uma sociedade da informação e do conhecimento inclusiva no país.
Data de publicação: Junho de 2017

Read It Aloud to Me

Sergio Celaschi, Maurício Sol Castro, Sidney Pinto da Cunha
Resumo
The universal design applied to assistive technologies can help visually impaired person perform some day-to-day tasks as well as everybody. With this aim, the present work focuses on development of photo-to-speech instruments for the visually impaired person. It allows the user to hear text typed on a sheet of paper or written/posted on a wall. To achieve that aim a set of image capture and processing frameworks such as Optical Character Recognition (OCR) and Text to Speech Synthesis (TTS) were integrated. The first versions of the OCR based speech synthesis systems were developed for our native language, Portuguese. A preliminary desktop version was designed under Windows OS, and a version for mobile devices was developed as an application for Android devices. In this paper, we summarize efforts to develop and test a desktop and a mobile version of autonomous photo-to-speech instruments for the visually impaired. The project consisted of integration of selected components, and the CPU applications governing several functionalities: capture of images by the CCD camera; image preprocessing; OCR framework for text recognition; and finally the process of TTS, producing a synthesized voice.
Data de publicação: Maio de 2017

Um sistema de transição para língua de sinais brasileira: O caso de um avatar

Francisco Aulísio dos Santos Paiva, José Mario de Martino, Plinio Almeida Barbosa, Angelo Brandão Benetti, Ivani Rodrigues Silva
Resumo
A língua de sinais brasileira (libras) é uma língua visuoespacial reconhecida como segunda língua oficial do Brasil. Existem vários estudos que mostram que as línguas de sinais são línguas naturais. Contudo, no que diz respeito à escrita e diferentemente das línguas orais, que podem ser representadas, por exemplo, pelo sistema alfabético, a libras não possui um sistema de transcrição amplamente aceito. Muitos autores adotam o sistema de glosas por causa da facilidade de leitura proporcionada, visto que são palavras de uma língua oral usadas para representar um sinal de forma aproximada. Este trabalho tem como objetivo propor uma sistematização da transcrição por glosas e mostrar sua importância para pesquisas linguísticas e computacionais. Este estudo é relevante tanto para o estudo da língua em si, como também para construção de avatares voltados para uma tradução automática. Neste trabalho também é avaliada a relação entre glosas em língua de sinais americana (ASL) e libras de forma explícita, apontando simplificações benéficas para a transcrição. Além disso, estabelece-se uma distinção entre transcrições largas e estreitas de glosas, exemplificando sua representação com um agente virtual sinalizador.
Data de publicação: Dezembro de 2016

Instalações de Sistemas de Geração Solar Fotovoltaica: Um estudo sobre sistemas de aterramento, proteção contra surto e descargas atmosféricas

Douglas Aguiar do Nascimento, Yuzo Iano, Hermes José Loschi, Silvio Renato Messias de Carvalho
Resumo
Atualmente no Brasil passamos por uma crescente demanda pelas instalações de sistemas para geração solar fotovoltaica, em conjunto com preocupações quanto às técnicas e métodos utilizados para aterramento, dimensionamento de sistemas de proteção contra surtos e de proteção contra descargas atmosféricas para estas instalações. Este cenário torna-se extremamente preocupante, à medida que muitos sistemas de geração solar fotovoltaica, são conectados em sistemas elétricos sem a presença de sistema de aterramento, utilização de DPS (dispositivo de proteção contra surto), e muita vezes em instalações sem a utilização de sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA). Neste contexto, este artigo apresenta uma análise de algumas normas e recomendações para segurança destas instalações.
Data de publicação: Dezembro de 2016

Status of a Brazilian automatic hydro-meteorological territorial network

Sergio Celaschi, Ademir L. Xavier Jr.
Resumo
This paper presents a report on the status of a Brazilian network of automatic hydro-meteorological stations. These stations were projected, acquired and installed by the “Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais – CEMADEN” in order to develop and implement a system for monitoring natural disasters. CEMADEN provides early warnings for natural disasters affecting Brazil, analyses and issues alerts associated to floods and impacts of severe droughts. We present the challenges of planning, installing and maintaining such a network, besides collecting and processing a large amount of data generated on an area comprising diversified environments and distinct socioeconomically scenarios.
Data de publicação: Agosto de 2016

Leitor digital autônomo para cegos

Mauricio Sol de Castro, Sergio Celaschi, Ademir Xavier Jr.
Resumo
A deficiência visual afeta o convívio social dificultando a vida das pessoas. O uso de tecnologias inclusivas pode auxiliar as pessoas portadoras de deficiência visual em algumas atividades do dia-a-dia. Com esse objetivo, o presente trabalho foca no desenvolvimento de instrumentos capazes de ler, em voz sintetizada, textos fotografados em anúncios, jornais, livros e demais meios impressos de divulgação de informações. Esses instrumentos permitem aos usuários ouvirem textos digitados em meios impressos contendo figuras, desenhos, gráficos ou quaisquer outros elementos impressos. Para atingir esse objetivo foram desenvolvidos dois instrumentos, um modelo de mesa formado por um computador portátil e uma câmera e um instrumento portátil como um aplicativo para “tablets” e “smartphones”. Nos aplicativos residentes nesses instrumentos existem operações para a captura de imagens, processamento e Reconhecimento Óptico de Caracteres (Optical Character Recognition - OCR), e sintetize de voz (Text-To-Speech - TTS). As primeiras versões dos aplicativos residentes nos instrumentos foram desenvolvidas para o nosso idioma nativo, o Português. Essas versões foram projetadas e desenvolvidas sob o sistema operacional Windows para o Leitor Digital de mesa, e sistema operacional Androide para um aplicativo de Leitor Digital em “smartphones” e “tablets”.
Data de publicação: Janeiro de 2016

A web platform for evaluating public policies in smart city initiatives

Giovanni Moura de Holanda, Angela Maria Alves, Davi Carvalho da Silva Júnior
Resumo
For urban planners and policy makers, the sustainable development aimed for smart cities initiatives should be supported by monitoring large amounts of data generated continuously and by sources of varied nature. The evaluation of programs and actions included in these initiatives has to deal with such a dynamic and complex scenario. This paper aims at presenting a web platform designed to support the evaluation of public policies in multi-sector environments and it can be applied for monitoring, assessment and planning in the governance context of smart cities.
Data de publicação: Janeiro de 2016

Dúvidas e melindres quanto a utilização dos recursos de Tecnologia Assistiva na escola

Maria Aparecida Ramires Zulian, Claudia de Andrade Tambascia, Andressa Ipólito Fonseca Zanetti
Resumo
As dúvidas e melindres quanto ao funcionamento das propostas previstas na política de educação especial na perspectiva inclusiva e quanto ao modo adequado de se utilizar os recursos de Tecnologia Assistiva (TA) na escola tem se apresentado como fatores de dificuldade para a promoção da Inclusão de fato na escola. Este artigo procura organizar as principais informações sobre esta política pública e apresenta algumas orientações práticas sobre o uso de recursos de TA na escola, com o propósito de contribuir com a ação dos professores que tanto se esforçam em seus espaços de trabalho para garantir que a aprendizagem se dê a todos os seus alunos.
Data de publicação: Dezembro de 2015

DTR activities toward a Brazilian automatic hydro-meteorologicalnetwork

Sérgio Celaschi , Ademir L. Xavier Jr , Sidney Cunha , Germano Beraldo , Daniel A. Bonatti
Resumo
A massive network of rain gauge stations and other hydro-meteorological platforms are being deployed by the CTI/FACTI collaboration through DTR, whose aim is to provide a real time warning system for the population in case of severe climatic anomalies. This network is in fact a subsystem of a wider set of monitoring stations presently commissioned by CEMADEN (www.cemaden.gov.br), the Brazilian Center for Natural Disaster Monitoring and Alerts.
Data de publicação: Julho de 2015

Políticas públicas para inovação em software: uma abordagem via formação de competências

Giancarlo Nuti Stefanuto, Angela Maria Alves, Clenio Figueiredo Salviano, Carolina Vaghetti Mattos, Camila Zeitoum
Resumo
O artigo apresenta uma abordagem metodológica desenvolvida para avaliar e certificar soft- ware resultante de desenvolvimento e inovação tecnológica realizados no país. A análise via formação de competências originou-se a partir de uma demanda do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e teve como resultado o desenvolvimento da metodologia Certics. Tal abordagem parte da identificação das competências formadas no entorno do desenvolvimento de um software para identificar seu conteúdo tecnológico e inovativo. Em janeiro de 2014, o Decreto n. 8186 estabeleceu que softwares resultantes de desenvolvimento e inovação tecnológica realizados no país, certificados pela Certics, podem obter margem de preferência de até 18% em compras governamentais. O artigo conclui que a aplicação prática da Certics mostra-se viável. Foram avaliados e certificados 18 softwares e outros oito estão em fase de certificação, totalizando 22 empresas participantes do setor de software brasileiro.
Data de publicação: Julho de 2015

O acesso à Tecnologia Assistiva a partir das inicitivas públicas para a pesquisa e desenvolvimento no Brasil

Maria Aparecida Ramires Zulian, Andressa Ipólito Fonseca Zanetti
Resumo
A garantia do acesso do idoso e da pessoa com deficiência aos recursos de Tecnologia Assistiva (TA), está diretamente relacionado à garantia de oportunidades de inclusão e vida plena. Após a finalização do mapeamento dos núcleos de TA da Rede Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologia Assistiva (RNPDTA), este artigo tem o objetivo de promover uma reflexão quanto às dificuldades enfrentadas pelas pessoas no acesso a produtos de TA no Brasil e as iniciativas públicas tomadas para melhorar este cenário. Assim, analisando os resultados deste mapeamento, pode-se afirmar que o Brasil vem criando mecanismos para assegurar este acesso. De uma forma geral, nota-se uma mudança significativa na área, entretanto, existe ainda um caminho a ser percorrido tanto pelas políticas públicas, quanto pelos próprios atores envolvidos com este processo para a efetiva mudança do cenário nacional.
Data de publicação: Julho de 2015

Marco Legal da Inovação Tecnológica em Software no Brasil

Angela Maria Alves, José Augusto de Lima Prestes, Rafael Henrique Rodrigues Moreira
Capítulo de livro em Alves, A.M.; Salviano, C.; Stefanuto, G. N. (2015). "Certificação CERTICS: Um Instrumento de Política Pública para Inovação Tecnológica em Software". CTI Renato Archer.
Data de publicação: 2015

CERTICS assessment methodology for software technological development and innovation

Angela Maria Alves, Clenio Figueiredo Salviano, Giancarlo Nuti Stefanuto, Sônia Thereza Maintinguer, Carolina Vaghetti Mattos, Camila Zeitoum, Marcia Regina Martins Martinez Corso, Giancarlo Reuss
Resumo
Technological development and innovation are key drives for software development organizations. Furthermore they are strategic for the growth of a region or a Country. Therefore, the Brazilian government established a public policy instrument to identify and stimulate software resulting from technological development and innovation in the Country. Hence a software assessment methodology, named as CERTICS, has been created and established in Brazil. Its construction has been based on the reality of software development organizations and guided by methodological references including the ISO/IEC 15504 (SPICE) Standard. CERTICS includes a reference model, an assessment method and an arrangement for its application, monitoring and continuous improvement. A software organization can also benefit from CERTICS as good practices reference model on technology development and innovation. This article presents an overview of the rationality, design, major components and early practical results of CERTICS Methodology version 1.1.
Data de publicação: Setembro de 2014

A Process Driven Software Platform to Full Support Process Assessment Method

Davi Carvalho da Silva Junior, Alan Roberto Raldi, Thiago Messias, Angela Maria Alves, Clenio Figueiredo Salviano
Resumo
This tool demonstration paper presents CERTICSys as a software platform to fully support process assessment using CERTICS Methodology. CERTICS is a methodology for assessment and certification of software resulting from technological development and innovation carried out in Brazil. A CERTICS assessment examines the process performed to develop and commercialize the software. CERTICS Process Assessment Method follows ISO/IEC 15504 Standard. It is composed of six phases: Exploration, Agreement, Preparation, Visit, Validation and Conclusion. CERTICSys is a web based software platform that supports all six phases. CERTICSys uses a Service-oriented Architecture (SOA) with a Business Process Management Suite (BPMS) that implements the assessment method. Java and Java Script are used in the client-side. This set of technologies and software tools are fully implemented in a cloud infrastructure.
Data de publicação: Agosto de 2014

Blurred boundaries between different types of IPR and ideas to mitigate the issues. Brazilian example.

José Augusto de Lima Prestes
Capítulo de livro em Mayr, A.; Kasprzycki, D.; Roguska, O.; Scheinberg, S.; Alänge, S.; de Beer, C.; Sierra, R.; Van Hai, N.; Ghosh, P. K.; Agrawal, R.; Shestopalov, M.; Ryzhov, N.; Zhuravleva, I.; Romano, R. R.; de Lima Prestes, J. A.; Escarré, R.; Carneiro, A. M.; e Ożegalska-Trybalska, J. (2014). "The higher education research collaboration toolkit : manage your intellectual property in cross boarder research". Universidade de Alicante, International Project Management Office.
Data de publicação: 2014

CERTICS - an ISO/IEC 15504 conformance model for software technological development and innovation

Clenio Figueiredo Salviano, Angela Maria Alves, Giancarlo Nuti Stefanuto, Sônia Thereza Maintinguer, Carolina Vaghetti Mattos, Camila Zeitoum
Resumo
The Brazilian Government established a public policy instrument to identify and stimulate software production resulting from technology development and innovation carried out in Brazil. In order to accomplish this effort, CERTICS software process assessment methodology was created and established in Brazil. Its construction has been based on the reality of local software development organizations, in effort to achieve consensus within the community of interest, and guided by methodological references including the ISO/IEC 15504 (SPICE) Standard. CERTICS Methodology includes an Assessment Reference Model and an Assessment Method. This article presents the CERTICS Assessment Reference Model and statements on how it is compliant with ISO/IEC 15504 Requirements for Process Reference Models, Process Assessment Models and Organizational Maturity Models.
Data de publicação: 2014

Manufacturing as Service: the challenge of Intelligent Manufacturing

Diogo Dutra, Valter Castelhano de Oliveira, José Reinaldo Silva
Resumo
The evolution of manufacturing met what is apparently its antithesis: the service activities. Therefore, a mixed approach that put together classic discrete (product oriented) activities and services emerged as a paradigm shift from the traditional production line, which does not fit completely in the new concepts of service science. Such conceptual ambiguity is making the design of such systems a new challenge. In this paper we briefly analyze this new tendency and introduce a proposal for a new framework to service design based on Petri Nets, formalism normally used to discrete systems and workflow analysis. That is very suitable to produce good design with this hybrid (product and service) characteristic.
Data de publicação: Janeiro de 2013

Sistema de informação de serviço aplicado a SmartGrid

Valter Castelhano de Oliveira, José Reinaldo Silva
Resumo
Neste início de século surge uma nova tendência - orientação a bens está sendo substituída por orientação a serviço. Ao mesmo tempo, os processos de produção sofrem alteração, onde modelos clássicos, orientados a produto, estão sendo substituídos por modelos baseados em sistemas de informação (SI). A orientação a serviço como estratégia para manter desacoplados os vários níveis de abstração inerentes ao processo produtivo e a utilização de SI como elemento integrador destes processos resultam em um sistema de informação de serviço (SIS) flexível e orientado a processo, concentrando os objetivos capturados durante a eliciação de requisitos e a modelagem de processos de negócio (PN). Este trabalho analisa a conexão entre SI e a orientação a serviço, considerando um caso específico onde a base tecnológica é um sistema Smart Grid.
Data de publicação: Outubro de 2012

Automação e ciência de serviço aplicado a Smart Grid

Valter C. Oliveira, José R. Sicchar, Arianna Olivera, José R. Silva
Resumo
Os Sistemas de Serviço apareceram no inicio deste século e vêm se tornando foco de atenção pelo seu aspecto inte-grador de inovação tecnológica, automação e controle de forma ubíqua. Entretanto, a automação e abstração que estes sistemas proveem, dependem tanto da inovação tecnológica prevista quanto das soluções adotadas para o gerenciamento de recursos, dainformação, e das restrições inerentes à aplicação. Portanto, as técnicas clássicas aplicadas a sistemas de informação devem ser revistas para se adequar aos novos desafios propostos pela nova ciência de serviços. Além disso, os novos métodos aplicados aossistemas de serviço devem se ajustar às técnicas subjacentes da inovação tecnológica. Neste trabalho, esta combinação é anali-sada para um caso específico onde a base tecnológica é um sistema Smart Grid urbano. Neste caso, o controle de um sistema dedistribuição de energia é combinado com requisitos de segurança (ligações ilegais), com o atendimento a uma classe variada deusuários, e deve ainda atender a requisitos de sustentabilidade e uso racional da energia. Trata-se de um projeto em andamento,mas que já tem resultados preliminares implementados suficientes para embasar a contribuição apresentada neste artigo.
Data de publicação: Setembro de 2012

Process oriented design servive: case study for automated information systems

Valter Castelhano de Oliveira, José Reinaldo Silva
Resumo
Manufacturing and system integration has changed in the current century, from classical models – product oriented - to information systems (IS) based models, process oriented. At the same time a new approach has emerged in the literature where the product-oriented approach, very suitable in manufacturing, has been substituted by a service-oriented approach, also based on processes. However, there is still a lost connection between the IS and the service oriented approach besides the fact that both could be process-oriented, and that such connection could benefit manufacturing automation. In this work such a link is analyzed, which brings a vertical integration, that is, the one between shop floor, engineering and business process administration. It is also shown that a IS approach to that integration brings up the problem of service orientation as a strategy to keep system levels detached while reducing the complexity of the whole artifact. The resulting service information system (SIS) is flexible and process oriented, what can fit better the goals captured during requirements elicitation and business process (BP) modeling.
Data de publicação: 2012