A Facti

Fundada em 1998 pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica – Abinee e pela Associação das Empresas Brasileiras de Software e Serviços de Informática – Assespro, a Facti é uma fundação de direito privado com autonomia administrativa, patrimonial e financeira.

Com experiência comprovada na realização e gestão de Projetos de PD&I, a Facti é habilitada a receber aportes de recursos privados provenientes de incentivos fiscais (tais como os de Lei de Informática, Lei do Bem e afins) ou de recursos de fontes de fomento público (dos quais pode-se citar a Finep, BNDES e Fapesp), bem como por administrar e zelar pela sua adequada utilização em conformidade com o previsto na legislação e instrumentos contratuais firmados.

Nesse contexto, a Facti é capaz de atuar das seguintes formas:

ICT Privada: a Facti preenche os requisitos da Lei de Inovação (Lei nº. 10.973/2004) para ser reconhecida como uma Instituição Científica e Tecnológica (ICT) privada, possuindo competências técnicas para realizar projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). As atuais competências da Facti estão situadas em Serviços 4.0, especialmente nos segmentos de Análise e Monitoramento de Dados, Internet das Coisas, Saúde, Segurança da Informação e Varejo.

Fundação de apoio: a Facti pode atuar como fundação de apoio de instituições federais de ensino superior e de pesquisa científica e tecnológica, nos termos da Lei das Fundações de Apoio (Lei nº. 8.958/1994), atuando na gestão administrativo-financeira dos recursos, na captação e recebimento de recursos, aquisição de materiais e equipamentos e contratação de equipe de apoio. Atualmente, a Facti é credenciada como fundação de apoio do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, órgão de pesquisa integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Gestora de recursos: a Facti pode atuar no gerenciamento administrativo e na custódia de recursos financeiros, sejam eles fundos instituídos por lei, fundos patrimoniais (endowments), consórcios e outros tipos de arranjos multilaterais. Desde 2007, a Facti e o MCTI mantêm vigente Convênio com o objetivo de estabelecer procedimentos de cooperação para a administração  de recursos financeiros aportados por empresas beneficiárias da Lei de Informática nos Programas e Projetos de Interesse Nacional nas áreas de Tecnologias da Informação e Comunicação (PPIs).

Missão

Prover Tecnologia com Credibilidade.

Visão

Atuar como ICT Privada para o desenvolvimento de soluções e tecnologias em Serviços 4.0, entregando, de maneira personalizada, a melhor experiência deste conceito para os seus clientes e parceiros nos segmentos de Análise e Monitoramento de Dados, Internet das Coisas, Saúde, Segurança da Informação e Varejo.

Valor

Credibilidade.