White Papers

Take a Break: Um sistema de auxílio à predição e monitoramento, baseado em dados fisiológicos

Elaborado por: Alex Toshio Kakizaki, Jefferson Muniz Rocha e Marcelo Santos Carielo
Revisado e aprovado por: José Augusto de Lima Prestes

Resumo
Atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) de dispositivos no segmento de Health Tech têm ganhado relevante destaque no cenário da Ciência e Tecnologia, principalmente no cenário atual de pandemia de COVID-19.
O emprego das mais diversas tecnologias com o objetivo de melhorar qualquer aspecto relacionado à saúde é campo que tem cada vez mais interessados, seja por motivos de políticas públicas, interesses econômicos de agentes do setor ou o desejo individual de bem estar. Em muitos dos casos, é relevante a concepção de uma solução centrada no usuário final, com foco no entendimento de necessidades reais - como, por exemplo, a facilidade de uso.
O desenvolvimento de soluções nessa linha é um desafio multidisciplinar, que abrange tanto conhecimentos provenientes das áreas da saúde quanto a utilização de modernas tecnologias atualmente disponíveis, das quais se destacam a Internet das Coisas (Internet of Things - IoT), Computação em Nuvem (Cloud Computing), ferramentas de Aprendizado de Máquina (Machine Learning) e aplicações envolvendo Sensores Inteligentes (Smart Sensors), normalmente encontrados em dispositivos vestíveis ou de uso comum.
Data de publicação: Novembro de 2020