Facti
Letramento Digital

O projeto Letramento Digital prepara as pessoas para um mundo cada vez mais tecnológico, enquanto contribui para o desenvolvimento das futuras gerações.

Isso acontece porque a iniciativa amplia as fronteiras da capacitação ao formar Multiplicadores do Conhecimento que replicam os conteúdos que aprenderam a alunos de escolas públicas, habilitando-os para os desafios e oportunidades do mercado de trabalho.

Desta forma, a iniciativa impacta diretamente crianças em idade escolar e pessoas interessadas em aprimoramento profissional.

1

Primeira fase:
Formação dos Multiplicadores do Conhecimento

Inicialmente implantado nas cidades de Londrina e Pato Branco (PR), o projeto oferece gratuitamente capacitação profissional através do desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais nos temas mais demandados pelo mercado e alinhados às tendências tecnológicas, como programação, robótica, prototipagem, resolução de problemas, trabalho em equipe, projeto, criatividade e inovação.

2

Segunda fase:
Ensino em escolas públicas

Os participantes consolidam e compartilham seu aprendizado ao se tornarem Multiplicadores do Conhecimento, transmitindo os conteúdos de maneira prática aos alunos do ensino fundamental de escolas municipais. Essa é uma maneira de contribuir com a inclusão social por meio da Educação Tecnológica e despertar nas crianças possibilidades de carreiras relacionadas à Tecnologia da Informação e Comunicação no futuro.

Módulos direcionados

Após a conclusão do módulo Essencial, os Multiplicadores seguirão com a capacitação de acordo com o seu perfil: módulo Educação 4.0, voltado à qualificação dos Professores, ou Indústria 4.0, direcionado aos alunos de Ensino Médio, Técnico ou Superior e Profissionais de variados perfis. Isto contribuirá para tornar essas pessoas um conjunto de profissionais diferenciados e preparados para se destacarem no mercado de trabalho atual e futuro. Ao final de cada módulo, havendo o cumprimento dos requisitos estabelecidos, o aluno receberá um certificado com os cursos dos quais participou (obrigatórios ou opcionais) e com o registro da sua capacitação como Educador 4.0 ou Profissional 4.0.

Sobre o projeto

O Projeto Letramento Digital é executado pela Facti a partir de uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Softex no âmbito do Programa MCTI FUTURO. Este projeto foi apoiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com recursos da Lei nº 8.248, de 23 de outubro de 1991, no âmbito do PPI-Softex, coordenado pela Softex e publicado Letramento Digital (Processo: 01245.001833/2022-00)

Soluções Educacionais

O sistema é composto por uma metodologia de mapeamento de necessidades de capacitação que fundamenta a elaboração de todos os materiais pedagógicos que serão desenvolvidos para o Projeto Letramento Digital, tudo amparado por uma plataforma computacional de ensino e gestão.

Solução nacional completa de Educação 4.0 orientada para o aprendizado de programação, composta por livros com 24 atividades cada, kit Hardware com BBC micro:bit, uma pequena placa programável. O recurso permite que alunos da rede municipal de ensino de Londrina e Pato Branco possam desenvolver habilidades como criatividade, inovação, pensamento crítico e analítico, além de comunicação e empreendedorismo dentro da cultura maker.