Facti
Capacitação tecnológica

A produção de artigos como pilar de reputação, relevância acadêmica e fortalecimento institucional na Facti

A participação em eventos científicos têm se consolidado como elementos essenciais para fortalecer a reputação, a relevância acadêmica e a cultura de inovação da Facti. Nos últimos meses, esse movimento ganhou ainda mais destaque com publicações importantes e reconhecimentos que demonstram a qualidade técnica e intelectual dos nossos colaboradores.

 

Neste mês tivemos as publicações no portal iMasters, por Ana Carolina Santana e Ivan Júnior, a prática de publicação neste portal tem sido constante . Seus artigos — “PMP vs Scrum Master: Qual certificação escolher em 2026?” e “Integração entre SonarQube, Prometheus e Grafana”, mostram a capacidade da equipe de transformar experiência prática em conteúdo acessível e de alto valor para a comunidade tecnológica nacional. 

 

No cenário internacional, o reconhecimento conquistado pela colaboradora Carla Sampaio projeta ainda mais nossa atuação. Seu artigo “Entrepreneurial Photonics Workshop: Bridging Academy and Industry in Photonics” foi classificado entre os três melhores na categoria Case da Triple Helix Conference 2025 e será publicado no IEEE Xplore, reafirmando a importância da pesquisa que conecta academia, indústria e inovação. Esse resultado demonstra a capacidade da Facti de contribuir com discussões globais em Ciência, Tecnologia e Inovação. 

 

Outra conquista reforça a presença da Facti no cenário científico. O colega Tarcisio Soares Siqueira Dantas foi convidado a ministrar o um workshop no evento “Taller de inteligencia artificial para investigación” na Facultad de Ciencias de la Administración da Universidad del Valle, na Colômbia. O workshop, realizado em 27 de novembro, abordou os fundamentos da IA generativa e demonstrou como essa tecnologia pode apoiar atividades de pesquisa e desenvolvimento. Tarcísio também abordou questões éticas essenciais, especialmente no que se refere à originalidade e às boas práticas de citação no uso de ferramentas de IA.

 

Além disso, a participação da Facti no CBIE 2025 consolida nosso compromisso com a educação tecnológica. Os mediadores do Projeto Letramento Digital Adriana Pereira da Silva e Marcelo de Almeida Viana, junto com seu coordenador Luciano Henrique Naldi ministraram dois minicursos no evento, e o material de um deles resultou em um capítulo oficial do Congresso, um reconhecimento que valoriza o trabalho desenvolvido e reforça a qualidade das nossas iniciativas em formação docente e inclusão digital.

 

Essas conquistas mostram como incentivar a escrita, a pesquisa e o compartilhamento de conhecimento fortalece não apenas as trajetórias individuais, mas toda a instituição.