O Projeto Letramento Digital oferece capacitação tecnológica gratuita, promovendo o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais. Essa formação possibilita que os participantes se desenvolvam profissionalmente e contribuam para a inclusão social, disseminando conhecimentos tecnológicos para alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental de escolas públicas municipais.
Lançado em 2022, o projeto vem impactando positivamente o cenário educacional tecnológico nas cidades de Londrina e Pato Branco, estado do Paraná. A iniciativa abre portas para que esses estudantes possam explorar tecnologias inovadoras desde cedo, promovendo o desenvolvimento de habilidades que serão valiosas para suas futuras escolhas profissionais e conectando-os às demandas do ecossistema de inovação local. As atividades realizadas tendem a estimular a busca por carreiras tecnológicas, inspirando esses alunos a seguir profissões voltadas para a ciência, pesquisa e desenvolvimento.
“A tecnologia promove muitas mudanças, e essas mudanças são irreversíveis e afetam a maneira como fazemos tudo, como trabalhamos, nos relacionamos, como estudamos e como entendemos o mundo. Então é fundamental preparar as próximas gerações para isto”, destaca José Augusto de Lima Prestes, Coordenador-Geral do Projeto.
Ecossistemas de inovação
Os municípios de Londrina e Pato Branco possuem entidades representativas relevantes no cenário de TICs, como o Arranjo Produtivo Local (APL) de Software em Londrina, além de universidades e institutos de tecnologia, como o Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Londrina e a UTFPR em Pato Branco. As competências desenvolvidas no projeto como Pensamento Computacional, Programação e Robótica, se alinham às demandas locais e fortalecem a qualificação da mão de obra, impulsionando a economia regional. Dessa forma, o Letramento Digital constrói uma base que pode auxiliar na construção de uma cultura de inovação e inclusão tecnológica, contribuindo para que Londrina e Pato Branco possam vencer os desafios e alcançar as oportunidades da era digital.
Capacitação de Agentes Multiplicadores aliada oportunidades profissionais
A capacitação de Agentes Multiplicadores do Conhecimento amplia o alcance do projeto para mais escolas. Destinada a estudantes do ensino médio, técnico e superior, além de professores e profissionais de diversas áreas, esta formação fortalece as oportunidades profissionais e aumenta significativamente as chances de progressão na carreira. Essa iniciativa também cria sinergias que conectam os Agentes Multiplicadores do Conhecimento às oportunidades no setor de PD&I.
O Projeto Letramento Digital é uma iniciativa pioneira no Brasil, impulsionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e integrando o Programa MCTI Futuro. Coordenado e executado pela Facti, uma Instituição Científica e Tecnológica especializada em soluções tecnológicas e capacitação em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), o projeto conta com o apoio da Positivo Tecnologia por meio do Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação. A parceria com a Softex, que administra os recursos do PPI da Lei de Informática, reforça o compromisso com o desenvolvimento de competências tecnológicas desde o Ensino Fundamental, visando formar cientistas, pesquisadores e profissionais preparados para os desafios futuros.